Grupo de estudos IBI no Campus inaugura laboratório sobre mulheres do conflito Israel-Palestina

O IBI no Campus é um projeto nacional e online de estudo e pesquisa sobre judaísmo, sionismo, Israel e Palestina, criado em conjunto com o Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos da UFRJ (NIEJ), o Laboratório Israel-Palestina da PUC-SP (LIP), o Núcleo de Estudos Judaicos da UFRGS (NEJ), o Laboratório Israel-Palestina da UPE (LIP) e o Centro de Estudos em Migrações Internacionais da UNICAMP (CEMI). É composto por estudantes, pesquisadores e professores de outras diversas universidades brasileiras.

O Laboratório de Estudos sobre Mulheres do Conflito, coordenado por Nina Kertzman, Giovanna Monteiro e Carla Habif, é um das linhas de pesquisa do IBI no Campus e é uma parceria com o Observatório Feminista de Relações Internacionais.

As mulheres do conflito Israel-Palestina são plurais e carregam em si as contradições e a multiplicidade que o próprio conflito possui. O objetivo desse grupo de estudos é estabelecer um debate e fundações metodológicas e teóricas para analisar essas mulheres que perpassam de forma transversal a dinâmica da região. Seja através do exército e da guerrilha, ou pela maternidade e construção da identidade nacional, as mulheres palestinas e israelenses são centrais para o debate e devem ser analisadas como parte da política, economia e da sociedade de forma mais ampla. 

O grupo de estudos será pautado em uma ementa que busca reunir textos clássicos e centrais para o debate que se encontram na História, nas Ciências Sociais, na Economia, nas Relações Internacionais e nos Estudos de Gênero, principalmente. O objetivo dos encontros é sistematizar esse conhecimento e promover o debate sobre a pauta.

Os encontros acontecem toda quinta-feira às 17h pela plataforma Zoom, a partir do dia 21/10.

Para participar, preencha o formulário. As inscrições vão até dia 19/10.

Carla Habif (à esquerda) é doutoranda em Relações Internacionais pela PUC-Rio, Mestre em História pela UFRJ e historiadora pela UFF. É especialista em conflito Israel Palestina, atua como Professora de História e com projetos nas áreas de diálogo intercultural e Direitos Humanos. 

Giovanna Monteiro (no centro) é mestranda em Sociologia no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ) e internacionalista pela UFRJ. Coordenadora do Observatório Feminista de Relações Internacionais (OFRI), editora executiva do Conjuntura Latitude Sul, pesquisadora no Observatório Político Sul-Americano (OPSA) e no Núcleo de Teoria Social e América Latina (NETSAL). Tem como principais áreas de estudo: Violência, Movimentos Sociais e Gênero.

Nina Kertzman (à direita) é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA/UFRJ) e graduada em Relações Internacionais. Pesquisadora do Núcleo de Estudos de Sexualidade e Gênero (NESEG/UFRJ).

ARTIGOS

Inscreva-se na newsletter

MENU

CONHEÇA NOSSAS REGRAS DE
LGPD E CONDUTA ÉTICA

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados.
O conteúdo do site do IBI não reflete necessariamente a opinião da organização. Não nos responsabilizamos
por materiais que não são de nossa autoria.
IBI – Instituto Brasil-Israel
SP – Sao Paulo