Gaavah apoia a campanha de doação de sangue do Centro Comunitário LGBT de Tel Aviv

O Maguen David Adom, serviço nacional de emergência médica e banco de sangue de Israel, viu uma queda acentuada nas doações de sangue no mês passado, levando alguns hospitais a adiar cirurgias eletivas. Segundo o professor Eilat Shinar, chefe dos serviços de sangue do MDA, o motivo da queda nas doações se deve à onda de infecções trazidas pela variante Omicron, com cerca de 1,5 milhão de israelenses infectados desde o início do ano.

No entanto, jornalistas israelenses informaram que um possível fator que contribuiu para a queda foi o boicote liderado alguns grupos e lideranças religiosas em uma disputa por mudanças feitas no fomulário preenchido por doadores, que buscavam acomodar a comunidade LGBTQIA+. Isso porque o formulário de doação listava “Pai 1” e “Pai 2” em vez de “mãe” e “pai”.

Meir Seidler, do grupo “Choose Family”, que afirma trabalhar para fortalecer os “valores familiares” em Israel, disse a um canal de notícias israelense que a medida faz parte de “uma tendência para remover mães e pais de todas as formas possíveis no país”. Desde então, a seção foi completamente retirada do formulário, mas isso não apaziguou muitos dos inconformados com a mudança.

De acordo com ativistas da organização judaica LGBTQIA+ “A Wider Bridge”, esses líderes estariam se aproveitando de uma escassez crítica de sangue, colocando em risco vidas humanas, a fim de cancelar famílias LGBTQ. Muitos grupos em Israel (incluindo grupos LGBTQ ortodoxos como Havruta, Bat Kol e Shoval) estão incentivando as pessoas a doar sangue. Nesta sexta-feira, o Centro Comunitário LGBT de Tel Aviv sediará um comício no qual as pessoas poderão doar sangue em parceria com a Maguen David Adom. (continua nos comentários)

O Gaavah, enquanto coletivo judaico LGBQTIA+, compartilha do sentimento de outras entidades na diáspora por não poder estar presencialmente para apoiar a campanha, e sabemos que você sente o mesmo. No entanto, se você não está em Israel, mas ainda quer ajudar, compartilhe e marque amigues e conhecides israelenses ou que estejam em Israel, LGBTQIA+ ou não nos comentários e incentive-os a doar sangue!

Como o tempo é curto e há uma grande demanda, O Centro Comunitário LGBT de Tel Aviv pede que seja feita inscrição com antecedência pelo link. Vamos agir!

ARTIGOS

Inscreva-se na newsletter

MENU

CONHEÇA NOSSAS REGRAS DE
LGPD E CONDUTA ÉTICA

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados.
O conteúdo do site do IBI não reflete necessariamente a opinião da organização. Não nos responsabilizamos
por materiais que não são de nossa autoria.
IBI – Instituto Brasil-Israel
SP – Sao Paulo