Noticias • Fernando Brancoli ministra aula inaugural do curso do IBI, no Rio

Fernando Brancoli ministra aula inaugural do curso do IBI, no Rio

| Categoria: Noticias
Whatsapp

A formação política do Oriente Médio foi o tema central da aula que deu início ao curso do IBI “Israel e Palestina: Entre conflitos e narrativas”, no Rio de Janeiro, na última quarta-feira, 22 de maio. Em sua segunda edição na capital fluminense, o curso de formação teve aula inaugural do professor Fernando Brancoli.

De início, Brancoli ressaltou a importância de uma reflexão sobre as percepções que se têm sobre o Oriente Médio, citando como referência as obras de Edward Said. Essa mesma discussão será tema da próxima aula do curso, Orientalismo: Como conhecer o Oriente Médio?, ministrada pela professora Elisa Goldman, no dia 29 de maio.

Para compreender a dinâmica política da região, Brancoli deu ênfase à análise de três elementos fundamentais: guerra, petróleo e autoritarismo. A partir desses elementos-chave, a discussão também girou em torno dos efeitos do processo de descolonização no Oriente Médio. Segundo Brancoli, a influência, controle e presença europeia na região ao longo da história não pode ser desvinculada dos estudos sobre a realidade atual.

A aula proporcionou uma reflexão sobre questões relevantes da situação política atual do Oriente Médio. E é a partir dessa introdução, repleta de questionamentos, que o curso seguirá analisando os contextos de Israel e da Palestina.

Para saber mais informações sobre o curso, escreva para: ibi.riodejaneiro@gmail.com

Inscreva-se