“Entre Tel-Aviv e Jerusalém: Ortodoxos vs. seculares” é tema da terceira aula do curso do IBI na Unibes

No dia 24/10, a Profa. Marta Topel, diretora do Centro de Estudos Judaicos da USP, ministrou a aula “Entre Tel-Aviv e Jerusalém: Ortodoxos vs. seculares” no curso do IBI em parceria com a Unibes Cultural. 

Topel chamou atenção para a disputas envolvendo judeus seculares e ortodoxos em Israel, fundamentais para entender a complexidade da sociedade israelense, mas muitas vezes ofuscadas pela divisão étnico-religiosa entre árabes e judeus ou pelo conflito nacional entre israelenses e palestinos.

p.p1 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 14.0px Times}
p.p2 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 14.0px Times; min-height: 18.0px}

Para se ter ideia do peso dessas disputas em Israel, recentemente, a diferença entre judeus ortodoxos e seculares foi motivo de dissolução do governo do primeiro ministro Benjamin Netanyahu. O partido secular Yisrael Beitenu, do ex-ministro da Defesa Avigdor Lieberman, tentou aprovar uma lei obrigando jovens judeus ortodoxos a participarem do serviço militar obrigatório. A proposta incomodou os integrantes ortodoxos do governo e não foi aprovada. Assim, Liberman e outros membros do partido deixaram a coalização e o parlamento foi dissolvido. 

As disputas entre ortodoxos e seculares permeiam diversas esferas da sociedade israelense, e explicam parte significativa das tensões políticas, territoriais e religiosas em Israel. 


ARTIGOS

Inscreva-se na newsletter

MENU

CONHEÇA NOSSAS REGRAS DE
LGPD E CONDUTA ÉTICA

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados.
O conteúdo do site do IBI não reflete necessariamente a opinião da organização. Não nos responsabilizamos
por materiais que não são de nossa autoria.
IBI – Instituto Brasil-Israel
SP – Sao Paulo