Noticias • Em sua primeira edição em Porto Alegre, Michel Gherman ministra a aula inaugural do curso do IBI

Em sua primeira edição em Porto Alegre, Michel Gherman ministra a aula inaugural do curso do IBI

| Categoria: Noticias
Whatsapp

Michel Gherman, colaborador do IBI e professor da UFRJ, ministrou na última quinta-feira (08) a aula inaugural do primeiro curso de formação do IBI em Porto Alegre, “Precisamos falar sobre Israel e Palestina”, abordando o tema “De quem é o Oriente Médio?”.

De forma cativante e próxima dos participantes, Michel abordou, em um primeiro momento, os nacionalismos tanto Judaico quanto Palestino, focando em seus respectivos processos de constituição, diferenças e semelhanças, que enfatizam a pluralidade da região. 

Com referência a posters da primeira metade do século XX, Gherman abordou de forma visual a discussão, evidenciando a construção destes movimentos. Com associações antropológicas, foram abordados tópicos como a terra, a ortodoxia e o assimilacionismo, importantes para entender o movimento nacional judaico. A discussão seguiu para as diversas concepções históricas de Israel e Palestina e sua relação com as populações locais, demonstrando a origem do conflito.

Na próxima quinta-feira (15), Carla Holand apresentará a aula “Aspectos históricos e geopolíticos do conflito Israel-Palestina e das Relações do Brasil com o Oriente Médio”, aproximando as temáticas com o Brasil.

Quer saber mais informações sobre nossos cursos e eventos? Escreva para contato@institutobrasilisrael.org ou mande uma mensagem de WhatsApp para (11) 94910-2149.

Inscreva-se