Em parceria com universidades locais, IBI expande seus horizontes para o nordeste do Brasil

A passagem do IBI por Pernambuco foi um sucesso! Em Recife, representado por Michel Gherman, o Instituto veio com o objetivo de esclarecer um pouco mais os conflitos entre Israel e Palestina, estimular parcerias com a comunidade acadêmica e com a Kehilá (comunidade judaica) de Recife, e dar uma nova cara ao estudo e ao entendimento do movimento sionista.

No primeiro dia, foi realizado uma palestra para cerca de 300 estudantes do curso de História da Universidade de Pernambuco (UPE), no campus de Nazaré da Mata. Nessa palestra, junto com Karl Schurster, foram apresentados esclarecimentos sobre o conflitos envolvendo israelenses e palestinos e foram quebrados inúmeros tabus para um público interessado e envolvido com o tema do início ao fim. 

Começamos o segundo dia com uma rápida visita à escola judaica de Pernambuco, onde Michel Gherman foi recebido por Jader Tachlitsky, diretor de comunicação da Federação Israelita de Pernambuco. Na visita, foi colocada em pauta alguns dos objetivos do IBI com a ida à Recife e como isso poderia auxiliar no bom desenvolvimento da Kehilá, além de possíveis direcionamentos a serem feitos. Também no período da manhã, Michel deu uma entrevista para a rádio da Universidade de Pernambuco, que tem amplo alcance entre os estudantes. À tarde, foi realizada uma palestra para um público de 60 pessoas, entre estudantes, mestrandos, professores e interessados, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Pernambuco, sobre a o uso político de Israel e das comunidades judaicas em tempos de extrema direita e fundamentalistas religiosos no poder. O polêmico tema trouxe profundas e inovadoras reflexões compartilhadas pelo público e o feedback foi dos melhores possíveis. 

Na noite do segundo dia, foi realizado um Kabalat Shabat com jovens da comunidade judaica de Pernambuco. Nessa noite, Michel pode apresentar o IBI para os jovens da nossa comunidade, um pouco das suas ações desde a sua criação, dilemas, dificuldades e objetivos cumpridos. Foi feito um convite aos presentes para que eles pudessem se engajar no próprio IBI, assim como foi colocada à disposição toda a estrutura do Instituto para que a Comunidade Judaica pudesse usar como quisesse.

Além disso, foi criada a ponte entre o Diretor de Relações Internacionais e coordenador do curso de História da UPE, Karl Schurster, e eu, Nathan Rosenthal, para que possamos finalmente criar um grupos de estudos focado nos conflitos entre Israelenses e Palestinos com o objetivo de atingir estudantes e membros da comunidade acadêmica que se interessarem no tema.

Foi uma visita muito especial e o saldo foi maravilhoso.

ARTIGOS

Inscreva-se na newsletter

MENU

CONHEÇA NOSSAS REGRAS DE
LGPD E CONDUTA ÉTICA

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados.
O conteúdo do site do IBI não reflete necessariamente a opinião da organização. Não nos responsabilizamos
por materiais que não são de nossa autoria.
IBI – Instituto Brasil-Israel
SP – Sao Paulo