Em episódio especial no Dia Internacional da Mulher, equipe do podcast ‘E EU COM ISSO?’ entrevista ao vivo a ativista Anat Hoffman, fundadora do movimento Mulheres do Muro

Este episódio-live será uma parceria com a Comunidade Shalom.

Em seu primeiro episódio ao vivo, as apresentadoras do podcast ‘E EU COM ISSO?’ Anita Efraim, Amanda Hatzyrah e Ana Clara Buchmann recebem a ativista feminista israelense Anat Hoffman. Ela é conhecida por seu trabalho à frente da organização Mulheres do Muro, que reivindica direitos iguais de culto para mulheres e homens no Muro das Lamentações, lugar sagrado para o judaísmo, em Jerusalém. A organização se tornou um símbolo de luta feminista dentro de correntes mais conservadoras do judaísmo e Anat, porta-voz de pautas sobre igualdade de gênero dentro da religião.

Anat é também uma das vozes mais contundentes na divulgação do pluralismo judaico, pela sua atuação no Mulheres do Muro e também no Centro de Ação Religiosa de Israel – considerado um advocacy do movimento pelo Judaísmo Progressista em Israel.

Para a apresentadora Anita Efraim, a entrevista é a oportunidade de desfazer de estereótipos: “Muita gente entende o mundo religioso como machista, às vezes sem nenhum conhecimento. Nós queremos mostrar que há espaço para as mulheres no judaísmo, mulheres fortes, ativistas, que praticam a religião e tem orgulho disso.” 

“Pude rezar com as Mulheres do Muro de maneira legal, ou seja, liberada pela suprema corte em 2013. A força dessas mulheres é incansável e é impressionante a diversidade denominativa no movimento. Hoje, 8 anos depois, elas seguem sendo o centro da discussão da representatividade da diáspora no Estado de Israel e das dificuldades de equilíbrio e harmonia dentro do próprio povo judeu. É uma oportunidade imensa trazer Anat para nosso podcast”, afirma Ana Clara Buchmann. Na opinião de Amanda, trazer Anat Hoffman para falar no podcast é um privilégio. “Vivemos um momento político em que se faz necessário abrir espaços cada vez maiores para vozes como a dela, uma mulher e líder relevante para o judaísmo hoje, em Israel e na diáspora. Que esse encontro sirva de inspiração para as nossas lutas cotidianas contra todo tipo de retrocesso.”

Sobre Anat Hoffman 

Presidente do Conselho da organização Mulheres do Muro e diretora executiva do Centro de Ação Religiosa de Israel (o braço de defesa legal do Movimento Reformista em Israel). Anteriormente, ela ocupou uma cadeira no Conselho da Cidade de Jerusalém, onde por quatorze anos se opôs às políticas da administração de direita e ultraortodoxa da cidade.

Sobre o podcast ‘E EU COM ISSO?’ 

O ‘E EU COM ISSO?’ é o podcast do Instituto Brasil-Israel. Com convidados diferentes, aprofundamos questões religiosas, éticas, políticas e sociais, sempre evitando análises rasas e estereótipos vazios. Anita Efraim é jornalista, mestranda em comunicação política pela Universidad de Chile e santista. Amanda Hatzyrah é professora e pesquisa temas relacionados à literatura e cultura judaica, língua hebraica e sociedade israelense, na Universidade de São Paulo. Ana Clara Buchmann, mais conhecida como Malka, é relações públicas de formação e ativa na comunidade judaica há mais de 10 anos.

Serviço
Live: As mulheres, o judaísmo e o muro
Dia 08/03, às 12h
O evento será transmitido em inglês ou com tradução simultânea através do canal do IBI no YouTube.

ARTIGOS

Inscreva-se na newsletter

MENU

CONHEÇA NOSSAS REGRAS DE
LGPD E CONDUTA ÉTICA

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados.
O conteúdo do site do IBI não reflete necessariamente a opinião da organização. Não nos responsabilizamos
por materiais que não são de nossa autoria.
IBI – Instituto Brasil-Israel
SP – Sao Paulo