Noticias • Elisa Goldman discute o conceito de Orientalismo em aula do IBI, no Rio

Elisa Goldman discute o conceito de Orientalismo em aula do IBI, no Rio

| Categoria: Noticias
Whatsapp

No dia 29 de maio aconteceu a segunda aula do curso de formação do IBI, no Rio de Janeiro. O tema 'Orientalismo: Como Conhecer o Oriente Médio?' foi debatido pela professora Elisa Goldman a partir de uma perspectiva pós- colonial.

O repertório acadêmico do autor palestino Edward Said foi apresentado como referência central do debate. Além de Said, foram destacados Frantz Fanon, Aimé Cesaire, Ella Shochat e Gayatri Spivak, autores e autoras pós- coloniais.

A professora descreveu o conceito saidiano de Orientalismo como resultado da construção de uma percepção do Oriente através de referências ocidentais. Nesse contexto, a imagem do Oriente é consolidada como uma região homogênea, onde impera a barbárie, com elementos exóticos -comida, música, dança- e incapaz de ser autônoma. Segundo ela, esse fenômeno de espelhamento entre Ocidente e Oriente influenciou a política externa estadunidense no contexto pós Guerra Fria e as suas relações com o sionismo.

Elisa Goldman também chamou atenção para a produção acadêmica da iraquiana e israelense Ella Shochat. A sua perspectiva sobre a sociedade israelense dialoga com o orientalismo a partir das relações desiguais que se estabeleceram entre os ashkenazim e mizrahim em Israel.

Inscreva-se