Conheça o projeto Imaginários do Conflito Israel-Palestina

OUTROS

O Projeto Imaginários do Conflito Israel-Palestina, promovido pelo IBI e UJR, visa capacitar membros de movimentos juvenis judaicos para que estes possam atuar como facilitadores, em escolas não-judaicas, de dinâmicas sobre o Conflito Israel-Palestina e as discussões envolvendo judeus e Israel no Brasil.

A ideia do projeto surgiu por parte dos participantes da Kvutzá Shnat 2020 do Movimento Habonim Dror. Em Israel, eles se deram conta da necessidade de aprofundar o conteúdo abordado nos movimentos juvenis sobre a sociedade israelense e o conflito Israel-Palestina Assim, entenderam que a melhor forma de motivar o estudo dos integrantes dos movimentos seria por meio do comprometimento com o ensino dessa temática em escolas não judaicas.

Integrantes do Habonim Dror, então, entraram em contato com o Instituto Brasil-Israel para organizar um piloto do projeto, com uma capacitação para alguns membros do Movimento, que seriam os monitores do projeto. O piloto se iniciou e logo gerou resultados, com participantes interessados e atentos às capacitações.

A partir desse sucesso inicial, o Instituto Brasil-Israel e a União do Judaísmo Reformista, com apoio da Fundação Gênesis, abraçaram o projeto de forma definitiva e passaram a organizá-lo e a desenvolvê-lo, dessa vez com a abrangência de todos os movimentos juvenis progressistas do Brasil. Os idealizadores do projeto seguem na comissão organizadora.

O Projeto Imaginários do Conflito Israel-Palestina, como foi nomeado, visa atingir diversos alunos da rede educacional brasileira e produzir conteúdo relevante para o ensino da temática nas escolas. Os futuros monitores, provindos de diferentes movimentos juvenis e diferentes cidades brasileiras, estão em fase de capacitação e o contato com as primeiras escolas que irão acolhê-lo já está sendo feito. 

Em breve, divulgaremos os resultados e frutos desse processo tão cativante.

Tags: