Beatriz Bissio fala sobre ocupação israelense durante a 8ª aula do curso de formação no Rio

A ocupação israelense nos territórios palestinos foi a questão central da oitava aula do curso de formação do IBI no Rio de Janeiro. A professora Beatriz Bissio foi a convidada a dar a aula, partindo tanto de suas experiências acadêmicas quanto jornalísticas.

A professora, que atualmente é docente Ciência Política na UFRJ e foi diretora dos Cadernos do Terceiro do Mundo, conjugou as duas abordagens em sua exposição. Abordou historicamente as relações entre judeus e muçulmanos para pensar tanto a especificidade da atual situação de hostilidade entre Israel e Palestina, quanto para pensar novas possibilidades inspiradas em experiências prévias.

Ao mesmo tempo, trouxe imagens e relatos de suas passagens pelo Líbano, Jordânia, Israel e Palestina dos anos 80 até 2016, narrando o impacto real da violência na vida cotidiana de todos na região. Neste sentido, ela afirmou como todos sofrem com a violência que marca a realidade da região, e mais especificamente da ocupação, por mais que, obviamente, afete de formas muito diferentes israelenses e palestinos.

Assim, por fim, pensando em formas de superar o atual conflito e acabar com a ocupação, defendeu a necessidade da formação de um Estado Palestino soberano. Neste sentido, destacou iniciativas e atuações que reúnem israelenses e palestinos na mesma luta.

ARTIGOS

Inscreva-se na newsletter

MENU

CONHEÇA NOSSAS REGRAS DE
LGPD E CONDUTA ÉTICA

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados.
O conteúdo do site do IBI não reflete necessariamente a opinião da organização. Não nos responsabilizamos
por materiais que não são de nossa autoria.
IBI – Instituto Brasil-Israel
SP – Sao Paulo