Noticias • Arieh Saposnik vem ao Brasil a convite do Instituto Brasil-Israel

Arieh Saposnik vem ao Brasil a convite do Instituto Brasil-Israel

Por IBI | Categoria: Noticias
Whatsapp

A convite do Instituto Brasil-Israel, o professor da Universidade Ben-Gurion do Negev desembarca no Brasil no dia 04 de novembro. Entre os assuntos que irá abordar nos encontros com a comunidade acadêmica, estão a relação dos evangélicos com Israel e o boicote ao país. 

Saposnik é um historiador do sionismo e do nacionalismo judaico e centra parte de sua pesquisa na construção de culturas e identidades nacionais no mundo moderno. Ele é o autor dos livro "Tornar-se Hebraico: A Criação de uma Cultura Nacional Judaica na Palestina Otomana", publicado pela Oxford University Press. Em sua pesquisa atual, Saposnik está trabalhando com imagens e simbolismo do sagrado na criação do nacionalismo judaico, e no sionismo e na cultura israelense em particular.

Para Michel Gherman, coordenador do núcleo interdisciplinar de estudos judaicos da UFRJ, a vinda do professor Arieh é um ganho para a qualificação do debate sobre o país que hoje está no centro dos holofotes no Brasil, por conta do contexto político nacional e pela atual apropriação da identidade nacional israelense.  "Arieh é hoje um dos maiores especialistas em estudos sobre Israel e conflito palestino- israelense no mundo. Sua visita pode oxigenar o debate nas universidades e na mídia no país.", afirma. 

Para Rafael Kruchin, coordenador do Instituto Brasil-Israel, essa é uma oportunidade para fomentar e desenvolver um campo de conhecimento propriamente científico sobre Israel no Brasil, distanciando-se de narrativas maniqueístas e caricaturas ideológicas que, não raras vezes, direcionam a formação de opinião sobre o assunto. “Arieh Saposnik é uma referência acadêmica muito importante em assuntos que envolvem Israel e o sionismo. Suas pesquisas oferecem uma visão lúcida e crítica das complexidades da região, afastando-se sempre de super-simplificações e clichês”, afirma Kruchin. 

Sobre o IBI  Fundado em 2016, o Instituto Brasil-Israel (IBI) é uma organização sem fins lucrativos dedicada a informar o público em geral sobre temas relacionados a Israel, Oriente Médio e as relações do Brasil na região. O IBI difunde, de maneira permanente, notícias e análises. Também realiza cursos, seminários e palestras. Reconhecendo o direito à autodeterminação dos povos, o instituto defende a paz justa entre israelenses, palestinos e as demais populações que habitam o Oriente Médio, opondo-se a todas as formas de discriminação -- sejam elas raciais, étnicas ou religiosas --, em acordo com os valores democráticos.

Mais informações Marilia Neustein  Comunicação Instituto Brasil-Israel Tel: (11) 999422283


Inscreva-se