Apresentação de plano de viagem, relato e avaliação de conteúdo: última aula do curso do IBI

Uma roda de conversa deu o tom do encerramento da segunda edição do curso de formação do Instituto Brasil-Israel “Precisamos falar sobre Israel e Palestina”, na última quinta-feira (27).
Conduzido pelo professor do Centro de Estudos Judaicos da USP e coordenador do Núcleo de estudos árabes judaicos da UFRJ, Michel Gherman, o encontro começou com uma discussão sobre a escolha dos professores e as abordagens apresentadas em aula, pelos mesmos. Os alunos também avaliaram a pertinência dos temas discutidos, ao mesmo tempo em que deram suas percepções pessoais das aulas. O espaço também foi aberto para um exercício de críticas, dúvidas e comparações entre instituições e propostas didáticas.
A participação ativa dos alunos foi essencial para a discussão de diferenças e semelhanças, em comparação com a primeira edição do curso, realizada no ano passado. Mais do que isso, serviu para compreender como o propósito geral do IBI é visto do ponto de vista dos alunos. 
Na opinião da aluna Suzana Salama, foram apresentados conceitos gerais, investigações e questionamentos a partir de termos-chave para o entendimento do que é um conflito, como este se dá na prática e na teoria, e o que orbita ao seu redor, bem como ” quais elementos são importantes para fundamentar uma visão crítica e o mais imparcial possível — desconstruindo ao máximo valores pré-concebidos e sem aprofundamento”. 
Foi também apresentada a proposta de viagem do Programa de Estudos Israel-Palestina de 2020, disponível aos estudantes do curso, realizado em várias capitais do país, como experiência prática após a vivência teórica, dentro da sala de aula.
Gherman, que é também colaborador do IBI, conversou ainda com as estudantes Milleni Freitas e Esther Slud, que fizeram o curso no ano passado e participaram da viagem. Elas compartilharam suas experiências com os alunos do curso. 
As inscrições para a viagem deste ano já estão abertas!

ARTIGOS

Inscreva-se na newsletter

MENU

CONHEÇA NOSSAS REGRAS DE
LGPD E CONDUTA ÉTICA

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados.
O conteúdo do site do IBI não reflete necessariamente a opinião da organização. Não nos responsabilizamos
por materiais que não são de nossa autoria.
IBI – Instituto Brasil-Israel
SP – Sao Paulo