A gastronomia que transforma vidas

Você já ouviu falar sobre o conceito de gastronomia social? É um conceito que vê a gastronomia como uma ferramenta de combate às desigualdades sociais e à fome.

Atualmente, mais da metade da população brasileira — 116 milhões de pessoas — vive com algum grau de insegurança alimentar, de acordo com o levantamento da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan). O Brasil voltou em 2021 ao Mapa da Fome (organizado pela ONU), com quase 20 milhões de brasileiros sem poder comer.

Apesar da alta quantidade da população passando fome, o Brasil é um dos 10 países que mais desperdiçam alimentos no mundo, segundo dados da Food and Agriculture Organization the United Nations (2015), jogando fora cerca de 35% da sua produção anualmente.

Para David Hertz, empreendedor social, chef e co-criador da Gastromotiva, do refeitório Gastromotiva no Rio de Janeiro, do movimento de Gastronomia Social Global e ganhador do Charles Bronfman Prize, “empreendedor social é um termo em construção. Todos somos, no final, empreendedores sociais das pessoas dos nossos entornos, quando a gente começa a se dedicar, de alguma forma, em um processo coletivo. Porque a sociedade hoje precisa desse empreendedorismo”.

Em entrevista ao podcast “E eu com isso?”, do Instituto Brasil-Israel, Herz explicou o modo de atuação da Gastromotiva: “Transformar o campo da gastronomia para ser mais democrático, inclusivo e equitativo. (…) Ao mesmo tempo que a Gastromotiva luta contra o desperdício dos alimentos, ela apoia o pequeno produtor, faz formações profissionais para que cozinheiros se tornam também empreendedores, educadores e mobilizadores, que geram oportunidades locais e fazem ações de combate à fome. Tudo isso em comunidades muito vulneráveis”.

“Tudo isso começou de uma inquietação minha ao subir a favela pela primeira vez, em São Paulo, onde eu morava na época. (…) Isso depois de ter montado um restaurante na Oscar Freire, e me perguntar qual era o motivo disso tudo…

Juntando todas essas andanças da vida e o meu talento, eu comecei a refletir sobre o papel da gastronomia no Brasil, no começo dos anos 2000. Para mim, em um país tão desigual, a gastronomia poderia ter uma outra função que era de transformar vidas e comunidades”, concluiu o chef.

O “E eu com isso?” é o podcast do Instituto Brasil-Israel (IBI). Com convidados diferentes, aprofunda questões éticas, religiosas, políticas e socais. Este episódio é uma parceria com a Comunidade Shalom. Disponível em diversas plataformas. Confira:

Onde ouvir

Anchor

Apple Podcasts

Breaker

Castbox

Deezer

Google Podcasts

Orelo

Pocket Casts

Podcast Addict

RadioPublic

Spotify

Stitcher

YouTube

ARTIGOS

Inscreva-se na newsletter

MENU

CONHEÇA NOSSAS REGRAS DE
LGPD E CONDUTA ÉTICA

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados.
O conteúdo do site do IBI não reflete necessariamente a opinião da organização. Não nos responsabilizamos
por materiais que não são de nossa autoria.
IBI – Instituto Brasil-Israel
SP – Sao Paulo