Noticias • 8 curiosidades sobre os Emirados Árabes Unidos

8 curiosidades sobre os Emirados Árabes Unidos

Por Ana Clara Muner | Categoria: Noticias
Whatsapp

8 curiosidades sobre os Emirados Árabes Unidos, país que assina, nesta terça-feira (15/09), acordos de normalização das relações diplomáticas com Israel.

1. “Emirado” é uma denominação dada para Estados governados por um emir, que, na cultura ocidental, seria correspondente a um príncipe com poder supremo.

2. Cada emirado é composto por cidades. Os Emirados Árabes são considerados uma monarquia absoluta, mas com unidades administrativas autônomas.

3. Formados por uma confederação de sete monarquias árabes, essa formação foi estabelecida oficialmente em 1971, sendo que cada um dos emirados possui total soberania sobre os assuntos internos.

4. Dubai, o emirado mais conhecido atualmente, detém a maior concentração populacional do país. Sua economia, diferentemente da dos outros emirados, não se baseia na exploração do petróleo e gás natural e, sim, na Zona Franca Jebel Ali, onde está localizado o porto, além da grande quantidade de empresas transnacionais.

5. Os Emirados Árabes Unidos têm a maior reserva de gás natural e a sexta maior reserva de petróleo do mundo e possuem uma das mais desenvolvidas economias do Oriente Médio.

6. O país tem, atualmente, a trigésima sexta maior economia a taxas de câmbio de mercado e um dos mais ricos PIBs per capita.

7. Possui projetos arquitetônicos enormes, como o Burj Khalifa, edifício mais alto do mundo, o Aeroporto Internacional Al Maktoum, mais caro já construído, e as três Palm Islands, as maiores ilhas artificiais do planeta.

8. A cada cinco anos o conselho de emires se reúne para eleger um presidente e um vice-presidente. Em 1971, o ex-presidente foi reeleito sucessivas vezes pelos emires até à sua morte, em 2004. Como seu sucessor, assumiu o cargo o seu filho, Khalifa Bin Zayed Al Nahyan, eleito unanimemente.

Inscreva-se