Noticias • FIFA não discutirá a questão dos times oriundos de assentamentos

FIFA não discutirá a questão dos times oriundos de assentamentos

Fonte Haaretz | Categoria: Esporte
Whatsapp
Times jogam em assentamento na Cisjordânia (Foto: Amir Cohen)

O conselho da FIFA decidiu retirar da agenda de seu congresso o projeto de suspender as equipes de futebol oriundas dos assentamentos da Cisjordânia.

Organizações palestinas têm pressionado a FIFA e seus estados membros desde 2015 para tomar medidas contra Israel sobre as equipes de assentamento. Afirmam que essas equipes violam o Artigo 72.2 dos Estatutos da organização que diz: "As associações e seus clubes não podem jogar no território de outra associação-membro sem a aprovação deste último".

Uma reunião, liderada pelo ativista sul-africano anti-racismo Tokyo Sexwale, foi realizada em Manama, no Bahrein, na terça-feira. O presidente da Associação Israelita de Futebol Ofer Eini e seu homólogo palestino Jibril Rajoub também participaram da discussão. As partes não chegaram a um acordo e a questão foi levada para discussão no amplo fórum do Conselho da FIFA, composto por representantes de dezenas de países, que então decidiu retirá-lo da agenda.

Para acessar a notícia original e na íntegra acesse o link: http://www.haaretz.com/israel-news/.premium-1.788297?v=215B379E28188F0FFA50C87691F55AA6


Inscreva-se