Noticias • Corredora israelense é ouro no Campeonato Europeu de Atletismo

Corredora israelense é ouro no Campeonato Europeu de Atletismo

| Categoria: Esporte
Whatsapp
A atleta israelense Lonah Chemtai Salpeter comemora a vitória na final feminina de 10.000 metros no Campeonato Europeu de Atletismo, em Berlim, Alemanha. 8 de agosto de 2018. (AP Photo / Michael Sohn)

A corredora israelense Lonah Chemtai Salpeter venceu, ontem, o Campeonato Europeu de Atletismo, na categoria 10.000 metros feminino.

Lonah nasceu e cresceu no Quênia. Em 2008, mudou-se para Israel para trabalhar como babá dos filhos do cônsul do Quênia, em Hertzila. Nesse período, conheceu o treinador israelense Dan Salpeter e os dois se apaixonaram.

Quando o trabalho para o diplomata queniano terminou, retornou ao Quênia. Foi lá que Lonah e Salpeter se casaram, em 2014, mesmo ano de nascimento de Roy, filho do casal. Em seguida, mudaram-se para Israel.

Lonah recebeu cidadania israelense apenas em 2016, após prolongado processo burocrático, que ganhou repercussão no país.

A cidadania possibilitou que integrasse a comitiva de Israel nos jogos olímpicos do Rio de Janeiro, após vencer a maratona de Tel Aviv, momento em que ficou nacionalmente conhecida.

Saiba mais:

Israeli runner Lonah Chemtai Salpeter wins gold at European Championships

Kenyan-born Runner Wins Race to Attain Israeli Citizenship

Rainy Tiberias Run Doesn't Dampen Kenyan Runner's Olympic Hopes




Inscreva-se