Pessach: receitas com Matzá

O Pessach está aí e o IBI selecionou receitas de diferentes origens usando Matzá. Leste europeu, Itália, Etióptia, Península Ibérica e Irã. Uma boa pedida para encher a mesa! 

KNEIDALACH

Esta receita é tradicional de judeus do leste europeu. O kneidalach é um prato bastante nutritivo e se come com caldo de galinha.

Ingredientes
4 ovos
4 colheres de sopa de óleo
4 colheres de sopa caldo de galinha
1 xícara de farinha de matzá*
1 colher de chá de sal

Modo de preparo

Numa tigela, bata os ovos com um garfo. Adicione óleo, o caldo e o sal, misturando-os. Aos poucos, adicione a farinha de matzá, até engrossar. Cubra a mistura e deixe descansar na geladeira por 20 minutos. Molhe as mãos e forme pequenas bolas. Coloque-as no caldo de galinha fervente e deixe cozinhar por 30 minutos em fogo baixo e panela coberta.

LASANHA DE MATZÁ

Esta receita é uma releitura do prato clássico da cozinha italiana.

Ingredientes
8 folhas de matzá
1000 ml de creme de leite
200g de queijo parmesão ralado
1 catupiry
250g de queijo gorgonzola ou provolone (opcional- se achar esses queijos muito fortes, pode-se aumentar a quantidade do parmesão para 400 gramas e não usar esses queijos)
1 colher de chá de noz moscada ralada

Modo de preparo

Em um refratário, montar camadas na seguinte ordem, de baixo para cima: creme de leite, folha de matzá molhadas (ou seja, mergulhadas na água), creme de leite, catupity, queijo gorgonzola ou provolone. Repita esta ordem por três vezes. Finalize com queijo parmesão ralado e noz moscada por cima. Levar ao forno até gratinar.

INJERA DE MATZÁ

Injera é um prato típico da culinária da Etiópia. As injeras são grandes crepes colocados sobre um prato como forro. Por cima, coloca-se o Wat, um guisado etíope. A forma de comer é bastante especial: o prato pode ser individual ou servir várias pessoas, que vão tirando pedaços da injera e, com esse pedaço, agarram uma porção de wot para a levarem à boca. A injera de matzá adapta o forro da injera tradicional e substitui o crepe por folhas de matzá.

Ingredientes
Folhas de matzá redonda
1 frango grande sem pele
3 kg de cebola bem picada
100 ml de vinagre branco
1 limão
100 ml de azeite
3 colheres de sopa de niter kibbeh (manteiga etíope)
6 colheres de sopa de berbere (mix de temperos etíope)
12 ovos cozidos

ESPECIARIAS:
2 colheres de sopa de sementes de cardamomo
2 colheres de sopa de sementes de nigela
2 colheres de sopa de sementes de funcho
1 colher de sopa de manjericão
2 colheres de chá de pimenta preta
2 colheres de sopa de sal

Modo de preparo 

Coloque a cebola em uma panela grande. Cubra com uma tampa e cozinhe em fogo médio-baixo, mexendo ocasionalmente. Não adicione nenhum óleo ou líquido. Cozinhe por cerca de 1 hora, até que a cebola tenha reduzido. Enquanto a cebola estiver cozinhando, retire a pele do frango e corte em porções, retirando qualquer gordura. Misture o vinagre e o suco de limão juntos e coloque os pedaços de frango no líquido por 10 a 15 minutos, depois escorra. Misture as especiarias em um recipiente separado e moa até que a mistura se torne um pó. Quando a cebola tiver reduzida, adicione o azeite, o niter kibbeh e o berbere e mexa bem. Adicione o frango. Leve a mistura para ferver e reduza o fogo quando já estiver fervendo. Misture as especiarias no ensopado e adicione sal extra, se necessário. Cozinhe até que o frango esteja cozido, certificando-se de que a cebola não grude no fundo da panela. Retire com uma colher um pouco do excesso de óleo que fica no topo. Corte os sulcos verticais nos ovos cozidos para garantir que o sabor penetre. Quando o guisado estiver cozido, adicione os ovos e desligue o fogo e o Wat estará pronto. Monte o prato forrando-o com folhas de matzá redonda e colocando colheradas de Wat por cima.

PIZZARELLE DI AZZIMA

A influencia sefardi, dos judeus portugues e espanhóis, nesta receita, sente-se no uso dos temperos.

Ingredientes
2 folhas de matzá
2 ovos
1 col sopa de raspas de casca de limão
1 col sopa de nozes trituradas
1 col sopa de conhaque
1 col sopa de passas sem sementes
2 col sopa de mel
2 col sopa de caldo de limão
1 pitada de sal 

Modo de preparo

Mergulhe as folhas de matzá em água por 15 minutos. Misture as passas com o conhaque. Bata ligeiramente os ovos. Esprema as folhas de matzá, retirando o máximo possível de água. Misture-as com os ovos, raspas de limão, conhaque com passas e a pitada de sal. Numa panelinha misture o mel com o suco de limão com 2 col de sopa de água e leve ao fogo até ferver. Deixe borbulhar por 3 minutos. Reserve. Aqueça azeite em uma frigideira e com uma colher de sopa vá colocando porções da mistura para fritá-la, achatando-a para tomar a forma de uma pizzinha. Deixe dourar bem de ambos os lados. Escorra em papel absorvente e sirva cobrindo com a mistura de limão e mel.

BOLO DE NOZES COM FARINHA DE MATZÁ

O bolo de nozes é uma sobremesa típica iraniana.

Ingredientes
3 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de óleo de soja
3 unidades de ovo
1 xícara de chá preto
3 xícaras de farinha de matzá*
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
3/4 de xícara de nozes picadas
3/4 de xícara de passas

Modo de preparo

Juntar o óleo, as gemas, o açúcar, a farinha de matzá, o chá e o bicarbonato e por último as claras em neve. Misturar tudo muito bem e adicionar as nozes e as passas. Assar por 40 minutos em forma untada com óleo e farinha de matzá.

BOLO ISRAELENSE DE MATZÁ COM MEL

Ingredientes
4 claras de ovo
½ kg de farinha de matzá*
1 copo de mel
2 copos de açúcar
½ copo de óleo
1 colher de chá mate (dissolvido)
1 copo de café preto
1 colher de sopa de chocolate em pó
½ colher de chá de bicarbonato
1 colher de sopa de canela em pó

Modo de preparo

Bata as claras em neve e separe. Bata todos os outros ingredientes em uma batedeira e junte as claras. Unte uma forma com manteiga e farinha de matzá e coloque a mistura. Asse em forno médio a 180 graus até ficar macio.

*Farinha de Matzá: matzá triturada.

ARTIGOS

Inscreva-se na newsletter

MENU

CONHEÇA NOSSAS REGRAS DE
LGPD E CONDUTA ÉTICA

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados.
O conteúdo do site do IBI não reflete necessariamente a opinião da organização. Não nos responsabilizamos
por materiais que não são de nossa autoria.
IBI – Instituto Brasil-Israel
SP – Sao Paulo