Noticias • Peça em cartaz no Lincoln Center, em NYC, relembra acordos de Oslo

Peça em cartaz no Lincoln Center, em NYC, relembra acordos de Oslo

Por Clyde Haberman Fonte The New York Times | Categoria: Cultura
Whatsapp
A partir da esquerda, Daniel Oreskes, Anthony Azizi e Michael Aronov em “Oslo.” Foto: Sara Krulwich/The New York Times

Indicada para sete prêmios Tony Awards, a peça "Oslo", de J. T. Rogers, em cartaz em Nova York, leva o público de volta aos bastidores das negociações de paz feitas em 1993. Os acordos foram selados perante o mundo, quando o primeiro-ministro Yitzhak Rabin de Israel e o líder palestino Yasir Arafat deram as mãos no gramado da Casa Branca.

Os personagens protagonistas são um casal da Noruega que viveu a experiência no Oriente Médio e pensou que poderia ser capaz de negociar um acordo: Terje Rod-Larsen, um cientista social, e sua esposa, Mona Juul, funcionário do Ministério das Relações Exteriores da Noruega.  

O correspondente do NYTimes Clyde Haberman - que cobriu as negociações - assistiu o espetáculo e dá seu depoimento " Pude, brevemente, invocar uma sensação há muito perdida em relação a israelenses e palestinos: esperança. Na verdade, pareceu possível que essas duas tribos em guerra pudessem descobrir como viver lado a lado no que poderia razoavelmente ser chamado de paz".

Confira a crítica completa e original aqui: https://www.nytimes.com/2017/05/10/theater/seeing-oslo-remembering-hope.html?_r=0

Inscreva-se