Ortodoxos no Exército de Israel

Uma recente decisão da Suprema Corte de Israel determinou que ortodoxos deverão prestar o serviço militar obrigatório. A discussão é longa e envolve diversos setores da sociedade. Seculares, religiosos e ultrareligiosos debatem o tema. O IBI levantou alguns argumentos contra e favor da decisão.

Quem defende que os ultraortodoxos sirvam o exército?

Boa parte da sociedade civil israelense apoia que os religiosos cumpram o dever cívico determinado pelo governo. Em Israel, o serviço militar é obrigatório para homens e mulheres, embora para alguns grupos o alistamento seja facultativo. Essa parcela secular israelense afirma que os ortodoxos já possuem muitos benefícios, como a isenção de impostos e o incentivo financeiro do governo. Além disso, cumprir o exército seria uma etapa importante para a integração ao país.

Quem defende a isenção do serviço militar aos ortodoxos?

Muitos grupos de ortodoxos temem que a entrada no exército dificulte o cumprimento dos mandamentos religiosos, como práticas relacionadas à alimentação. Além disso, defendem que os jovens já contribuem para sociedade com seus estudos da Torá. Alguns políticos também são contrários à decisão: há aqueles que alegam que a Suprema Corte, com tal medida, teria atropelado o congresso, e há também os que se posicionam a favor da isenção por reconhecer que os ortodoxos representam um capital político importante. Há, também, grupos seculares que temem a entrada dos ortodoxos no exército pela maneira como as suas práticas religiosas poderão influenciar a instituição.

Leia e entenda mais sobre a polêmica no Nexo:
https://www.nexojornal.com.br/expresso/2017/09/12/Por-que-judeus-ultraortodoxos-ser%C3%A3o-obrigados-a-se-alistar-no-Ex%C3%A9rcito

Veja o artigo de Marta Topel sobre o assunto:
https://institutobrasilisrael.org/colunistas/marta-topel/geral/o-exercito-de-deus-nao-tem-cemiterios

Entenda como a imprensa israelense está noticiando a discussão:
https://www.haaretz.com/israel-news/israel-s-high-court-strikes-down-exemption-of-ultra-orthodox-from-military-service-1.5450226

Leia mais no Conexão Israel:
http://www.conexaoisrael.org/tudo-sobre-o-alistamento-militar-em-israel/2016-12-07/amir

ARTIGOS

Inscreva-se na newsletter

MENU

CONHEÇA NOSSAS REGRAS DE
LGPD E CONDUTA ÉTICA

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados.
O conteúdo do site do IBI não reflete necessariamente a opinião da organização. Não nos responsabilizamos
por materiais que não são de nossa autoria.
IBI – Instituto Brasil-Israel
SP – Sao Paulo