Noticias • IBI promove debate sobre o filme Hotel Everest

IBI promove debate sobre o filme Hotel Everest

Por IBI | Categoria: Cultura
Whatsapp

Cerca de setenta pessoas compareceram à exibição do filme Hotel Everest, promovido pelo IBI, no último domingo, na sede da Bnai Brit. 

O documentário - dirigido por Claudia Sobral -  relata encontros capitaneados pela ONG Center for Emerging Futures, que junta israelenses e palestinos para rodas de conversas sobre o conflito. Dois personagens conduzem o filme: o palestino Ibrahim Issa e o israelense Eden Fuchs. 

Após a exibição Claudia respondeu perguntas da plateia. Para a diretora, que também já dirigiu um filme sobre parentes de nazistas e sobreviventes do Holocausto, é necessário abrir espaços de diálogo: “Não me interessou fazer um filme sobre o conflito entre israelenses e palestinos, mas contar a história dessas pessoas. São relatos de resistência. Não é fácil sentar e ouvir o outro lado”, disse. A cineasta também chamou a atenção para as iniciativas feitas pela sociedade civil israelense e palestina “É a única saída. Conversando com os personagens percebe-se que as histórias são de muita dor. Muito medo. Isso precisa parar. Inúmeras organizações fazem um trabalho sério pela paz, é preciso olhar para elas.”, revelou. 

Nadia Yunis, uma das líderes do movimento Women Wage Peace - no qual árabes e israelenses marcham pela paz - estava na plateia e perguntou a um dos protagonistas do filme por videoconferência, Eden Fuchs, o que era necessário para que mais iniciativas como a de sua organização tenham êxito. Fuchs afirmou ser um grande apoiador do movimento e reafirmou que é necessário que as organizações se ajudem, pois a paz virá da sociedade.  

O debate foi finalizado com um recado da diretora para judeus e árabes da diáspora “Precisamos lutar pelo diálogo sempre. Conversar com o outro”. 



Inscreva-se