IBI e Escrevedeira promovem curso sobre literatura palestina e israelense

O Instituto Brasil-Israel e a Escrevedeira promovem o curso “Literaturas palestina e israelense: Diálogos”. As aulas serão ministradas pelos professores Anselma Garcia de Sales e Saul Kirschbaum.

As origens comuns das línguas faladas nos territórios de Israel e da Palestina são um indício de que, para além das fronteiras políticas, a literatura e outras artes podem constituir um espaço de diálogo entre culturas. O curso oferece um panorama sucinto das literaturas palestina e israelense, por meio da análise de textos de gêneros diversos, de autoria de alguns de seus mais importantes escritores. O primeiro encontro apresentará um quadro geral das principais tendências na produção atual nos dois territórios, e contará com a participação do professor Paulo Farah. A seguir, cada aula abordará a produção de dois autores, um palestino e um israelense: Mahmud Darwich e Yehuda Amichai; Fadwa Tuqan e Aharon Appelfeld; Khulud Khamis e Amos Oz.

Anselma Garcia de Sales é graduada em Letras e Línguística pela Unicamp, doutora em Letras pela USP e autora de estudos sobre a produção literária de Mahmud Darwich e sobre a Trilogia do Cairo, de Nagib Mahfuz.

Saul Kirschbaum é doutor em Letras pela USP, com pós-doutorado pela Unicamp. É organizador, com Berta Waldman, de Ensaios sobre literatura israelense contemporânea (Humanitas, 2011) e co-autor de Diálogo das Civilizações – Cultura e Passagens (Ed. Unifesp, 2017), entre outros livros.

O curso será ministrado nos dias 17 e 24 de setembro e 1 e 15 de outubro, às terças, das 19h15 às 21h30, na Escrevedeira. O investimento é de R$400,00. Haverá transmissão online das aulas.

Clique aqui para se inscrever.

Leave a reply

quatro × 2 =