Filmes para entender o conflito entre israelenses e palestinos

O IBI fez uma seleção de filmes para quem estiver interessado em compreender um pouco mais sobre o conflito entre israelenses e palestinos. A lista contempla documentários e longas de ficção de diferentes nacionalidades e diretores. Alguns títulos estão disponíveis nos serviços de vídeo sob demanda como NOW e Netflix, outros apenas em DVD.

O Dia do Perdão (2000) 

Direção: Amos Gitai 

Dois israelenses enfrentam a devastação do conflito armado enquanto tentam evacuar os feridos durante a Guerra do Yom Kippur.

Trailer:

Promessas de um Novo Mundo (2001)

Direção: Justine Shapiro, Carlos Bolado 

Em vez de se concentrar nos acontecimentos políticos, este documentário retrata os conflitos no Oriente Médio sob a perspectiva de sete crianças palestinas e israelenses que vivem em Jerusalém.

Trailer:

Kedma (2002)

Direção: Amos Gitai

Em 1948, sete dias antes da criação do Estado de Israel, o navio Kedma chega à Palestina com um grupo de judeus refugiados da Europa, encontrando uma guerra local entre as tropas inglesas e o exército secreto judeu, que os impede de desembarcar.

Munique (2005)

Direção: Steven Spielberg

O governo israelense envia uma missão secreta de retaliação para matar onze pessoas ao redor do mundo depois que terroristas palestinos assassinam onze atletas israelenses nas Olimpíadas de Munique em 1972. 

Trailer:

Paradise Now (2005)

Direção: Hany Abu-Assad
Khaled e Said são amigos de infância recrutados como homens-bomba em Tel Aviv. A missão é interrompida pelos guardas de fronteira na entrada de Israel e eles se separam. Khaled acaba desistindo do atentado e procura Said para convencê-lo também. 
Trailer:

Lemon Tree (2008)

Direção: Eran Riklis

Viúva palestina vê sua plantação ser ameaçada quando o ministro da Defesa de Israel se muda para a casa ao lado. A Força de Segurança israelense logo declara que os seus limoeiros colocam em risco a segurança do ministro e precisam ser derrubados. 

Trailer:

Budrus (2009)

Direção: Julia Bacha 

Em 2003, o líder comunitário Ayed Morrar reuniu ativistas em protestos não-violentos contra a construção de um muro, previsto para ser erguido pelo governo de Israel num pequeno vilarejo na Cisjordânia, destruindo campos e separando famílias. 

Trailer:

Valsa com Bashir (2009)

Direção: Ari Folman

Os pesadelos recorrentes de um amigo fazem com que o diretor Ari Folman vasculhe suas próprias lembranças bem enterradas da Guerra do Líbano, no início dos anos 80. O diretor também entrevista amigos em busca de respostas. 

Trailer:

O Que Resta do Tempo (2009)

Diretor: Elia Suleiman

Quatro episódios sobre a família do diretor Elia Suleiman desde a década de 40. Os diários do pai, combatente da resistência, e cartas deixadas pela mãe reconstroem a vida dos cidadãos de Israel e do próprio Estado.

Trailer:

O Filho do Outro (2012)
Direção: Lorraine Levy
Enquanto se prepara para se juntar ao exército de Israel, Joseph descobre que ele não é filho biológico de seus pais e foi trocado no nascimento com Yacine, criança de uma família palestina na Cisjordânia. As vidas dessas duas famílias é subitamente abalada por essa revelação que os obriga a reconsiderar as suas identidades, seus valores e crenças.
Trailer:

Uma Garrafa no Mar de Gaza (2013)
Direção: Thierry Binisti
Tanto Tal (Agathe Bonitzer) quanto Naïm (Mahmud Shalaby) nasceram em um terreno de terra queimada, onde os pais costumam enterrar seus filhos. Entretanto, as vidas deles são bem diferentes. Tal tem 17 anos, é judia e mora em Jerusalém, enquanto que Naim tem 20 anos, é palestino e mora em Gaza. Apenas 60 milhas os separam em relação à distância, mas o histórico de guerra entre os povos é um grande complicador. Só que uma garrafa jogada ao mar pode mudar a situação entre eles, trazendo forças para que suportem esta dura realidade.
Trailer:

Belém – Zona de Conflito (2013)

Direção: Yuval Adler 
Ibrahim é o líder da Brigada de Mártires Al-Aqsa e é procurado por orquestrar atentados suicidas com bombas dentro de Israel. Seu pai tem muito orgulho dele, mas não nutre o mesmo respeito por seu irmão mais novo, Sanfur. Quando o jovem palestino Sanfur é recrutado como informante por Razi, um agente da agência de serviço secreto israelense Shin Bet, eles desenvolvem um relacionamento complexo, que envolve diferentes pontos de vista, lealdades opostas e dilemas morais impossíveis. 

Trailer:

Gatekeepers (2013)

Direção: Dror Moreh

Seis ex-líderes da agência do serviço secreto de Israel, a Shin Bet, discutem as vitórias e os fracassos da organização desde a Guerra dos Seis Dias, em 1967.

Trailer:

Disturbing the peace (2016)

Direção: Stephen Apkon, Andrew Young 

Disturbing the Peace segue um grupo de ex-combatentes inimigos – soldados israelenses de unidades de elite e combatentes palestinos, muitos dos quais serviram anos na prisão – que se juntaram para desafiar o status quo e dizer “basta”. O filme traça suas jornadas transformacionais de soldados comprometidos com a luta armada para ativistas da paz não violentos.

Trailer:

ARTIGOS

Inscreva-se na newsletter

MENU

CONHEÇA NOSSAS REGRAS DE
LGPD E CONDUTA ÉTICA

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados.
O conteúdo do site do IBI não reflete necessariamente a opinião da organização. Não nos responsabilizamos
por materiais que não são de nossa autoria.
IBI – Instituto Brasil-Israel
SP – Sao Paulo