Noticias • Como vivem os sobreviventes do Holocausto no Brasil e em Israel?

Como vivem os sobreviventes do Holocausto no Brasil e em Israel?

Por IBI | Categoria: Cultura
Whatsapp

O Dia Internacional em Memória às Vítimas do Holocausto foi constituído em 2005, pela ONU, em 27 de janeiro, dia da libertação do campo de extermínio de Auschwitz-Birkenau. A data reúne diversas solenidades pelo mundo que lembram as vítimas de uma das maiores atrocidades do século XX.

Como vivem os sobreviventes do Holocausto no Brasil e em Israel?

Sobreviventes do Holocausto no Brasil

São cadastrados, no Brasil, 211 sobreviventes, 66% deles em alta complexidade de saúde. Cerca de 80% vive em SP e 13% no Rio de Janeiro. 73% têm mais de 80 anos.
Os sobreviventes contam com o apoio da Agência Claims/Unibes, que trabalha na coleta de dados para a reparação e indenizações. A agência tambem busca sobreviventes ainda não cadastrados em território nacional, em parceria com a Conib, Fisesp e Hospital Albert Einstein.

Sobreviventes do Holocausto em Israel

Em 2015, 189 mil sobreviventes do Holocausto viviam em Israel. O governo garante uma série de direitos, entre os quais, acesso a remédios, ajuda financeira e assessoria jurídica. Entretanto, nos últimos anos, sobreviventes têm reclamado da burocracia e da dificuldade de conseguir os benefícios. Muitos vivem em condições de pobreza. Israel conta com um dos museus do Holocausto mais visitados do mundo, o Yad Vashem, localizado em Jerusalém. A instituição faz o levantamento de onde estão mais de 1 milhão de sobreviventes pelo mundo.   

Leia sobre os direitos dos sobreviventes em Israel:

http://www.justice.gov.il/En/Units/LegalAid/ResponsibilityAreas/SubjectResponsibility/Pages/HOLOCAUST-SURVIVORS.aspx

Entenda a situação na qual muitos sobreviventes se encontram em Israel:

https://www.haaretz.com/israel-news/.premium-the-fight-to-get-israel-s-holocaust-survivors-their-benefits-1.5453110

Leia mais sobre a agência Claims e o trabalho da Unibes:

http://www.conib.org.br/noticias/1227/claims-conference-elogia-trabalho-da-entidade-assistencial-unibes-com-sobreviventes-do-holocausto

Inscreva-se