8 TEDs sobre Israel e o Oriente Médio

p.p1 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 12.0px Helvetica}

p.p1 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 12.0px Helvetica}

TED é uma organização sem fins lucrativos dedicada a disseminar idéias na forma de palestras curtas e poderosas. Abrange assuntos variados – de ciência a negócios a questões globais – em mais de 100 idiomas. Israel e o Oriente Médio foram tema de diversas apresentações. O IBI selecionou 8 TEDs sobre esses temas. Para quem se interessa por histórias que vão além das manchetes e polarizações, é só clicar!

Israel e Irã: uma história de amor?

Quando a guerra entre Israel e Irã parecia iminente, o designer gráfico israelense Ronny Edry compartilhou um pôster no Facebook de si mesmo e de sua filha com uma mensagem ousada: “Iranianos … nós [coração] você”. Outros israelenses rapidamente criaram seus próprios cartazes com a mesma mensagem – e os iranianos responderam da mesma maneira. O simples ato de comunicação inspirou surpreendentes comunidades do Facebook, como “Israel ama o Irã”, “o Irã ama Israel” e até “a Palestina ama Israel”.

p.p1 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 12.0px Helvetica}

Ronny Edry, de Israel, criou o The Peace Factory, um movimento online pela paz no Oriente Médio, quando publicou uma imagem no Facebook que declarava “iranianos, nunca bombardearemos seu país”.

Para mais tolerância, precisamos de mais … turismo?

Aziz Abu Sarah é um ativista palestino com uma abordagem incomum para a manutenção da paz: seja um turista. Ele mostra como simples interações com pessoas em diferentes culturas podem erodir décadas de ódio. Começa com palestinos visitando israelenses e vai além.

Aziz Abu Sarah ajuda as pessoas a derrubar barreiras culturais e históricas através do turismo.

Preste atenção à não-violência

Em 2003, a aldeia palestina de Budrus montou um protesto não violento de 10 meses para impedir a construção de uma barreira em seus olivais. Você ouviu falar sobre isso? Imagino que não. A cineasta brasileira Julia Bacha pergunta por que só prestamos atenção à violência no conflito israelo-palestino – e não aos líderes não violentos que um dia poderão trazer a paz.

Julia Bacha é a diretora de criação da Just Vision, uma organização que usa histórias de filmes e multimídia para promover conversas construtivas sobre algumas das questões mais controversas de nossos tempos.

Irã e Israel: a paz é possível

Irã e Israel: duas nações com relações tensas que parecem existencialmente em desacordo. Mas, apesar de toda a sua retórica antagônica, há uma recente história oculta de colaboração, e até de amizade. Em uma palestra informativa, Trita Parsi mostra como uma improvável aliança estratégica no passado poderia significar paz no futuro para esses dois países rivais.

Trita Parsi investiga a história e a política do Oriente Médio, revelando novas perspectivas sobre as relações entre Irã, Israel e EUA – e descobre possíveis soluções para os conflitos.

Joshua Prager: Em busca do homem que quebrou meu pescoço

Quando Joshua Prager tinha 19 anos, um acidente de ônibus devastador deixou-o hemiplégico. Ele retornou a Israel vinte anos depois para encontrar o motorista que virou seu mundo de cabeça para baixo. Nesta fascinante história de seu encontro, Prager investiga questões profundas de natureza, criação, auto-engano e identidade.

O jornalismo de Joshua Prager desvenda os segredos históricos – e os seus próprios.

 

A ambulância mais rápida? Uma motocicleta

Quando jovem técnico de emergência médica (EMT) em uma ambulância em Jerusalém, Eli Beer percebeu que, presos em um tráfego urbano brutal, muitas vezes chegavam tarde demais para ajudar. Então, ele organizou um grupo de EMTs voluntários – muitos a pé – prontos para largar tudo e correr para salvar vidas em sua vizinhança. Hoje, a United Hatzlah usa um aplicativo de smartphone e uma frota de “ambucycles” para ajudar pacientes próximos até que uma ambulância chegue. Com um tempo médio de resposta de 3 minutos, no ano passado, eles trataram 207.000 pessoas em Israel. E a ideia está se tornando global.

Eli Beer, fundador e presidente da United Hatzalah, repensou o atendimento de urgência ao treinar voluntários para responder a chamadas locais e manter as pessoas vivas até a chegada da ajuda oficial.

A maneira surpreendente como grupos como o ISIS permanecem no poder

ISIS, Hezbollah, Hamas. Esses três grupos muito diferentes são conhecidos pela violência – mas isso é apenas uma parte do que eles fazem, diz a analista de políticas Benedetta Berti. Eles também tentam conquistar as populações com trabalho social: criando escolas e hospitais, oferecendo segurança e proteção e preenchendo as lacunas deixadas pelos governos fracos. Entender o trabalho mais amplo desses grupos sugere novas estratégias para acabar com a violência.

Benedetta Berti estuda como os conflitos afetam os civis.

 

Eman Mohammed: A coragem de contar uma história escondida

Eman Mohammed é uma das poucas fotojornalistas mulheres da Faixa de Gaza. Embora abertamente evitada por muitos de seus colegas do sexo masculino, ela recebe acesso sem precedentes a áreas negadas aos homens. Nesta curta palestra visual, ela critica as normas de gênero em sua comunidade, trazendo luz para histórias ocultas.

p.p1 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 12.0px Helvetica}

Eman Mohammed é uma fotojornalista palestina.

ARTIGOS

Inscreva-se na newsletter

MENU

CONHEÇA NOSSAS REGRAS DE
LGPD E CONDUTA ÉTICA

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados.
O conteúdo do site do IBI não reflete necessariamente a opinião da organização. Não nos responsabilizamos
por materiais que não são de nossa autoria.
IBI – Instituto Brasil-Israel
SP – Sao Paulo