Imprensa • Seminário da USP em parceria com o IBI é notícia na Folha de SP

Seminário da USP em parceria com o IBI é notícia na Folha de SP

Evento foi noticiado no blog Orientalíssimo, de Diogo Bercito


| Em Outros
Whatsapp

O seminário "Conflitos Globais, Jornalismos Locais: Fronteiras e Desafios na Geopolítica do Jornalismo", realizado pela USP em parceria com o IBI foi destaque no blog Orientalíssimo, do jornalista Diogo Bercito. 

Abaixo o texto na íntegra: 

Diogo Bercito

Uma sugestão a jornalistas, estudantes de jornalismo e demais interessados na cobertura de conflitos: a USP realiza neste dia 30 o seminário “Conflitos Globais, Jornalismos Locais: Fronteiras e Desafios na Geopolítica do Jornalismo”. O evento, com apoio do Instituto Brasil-Israel, é organizado pela Escola de Comunicações e Artes e pelo Instituto de Relações Internacionais daquela universidade. O seminário faz parte do festival internacional Games for Change. Após as mesas, haverá um “game jam”, nome dado a um encontro de desenvolvedores de jogos eletrônicos. Orientados pelo professor Gilson Schwartz, os participantes vão formular games sobre as famigeradas “fake news”.

O seminário terá quatro mesas. A primeira, às 10h, homenageará Samuel Wainer, Alberto Dines e Otavio Frias Filho, recém-falecido diretor de redação da Folha — Vinicius Mota, secretário de redação do jornal, participará do debate. O tema da segunda, às 11h, é “fake news”, as notícias falsas circuladas em escala industrial na rede nestes últimos anos, afetando eleições. Na terceira mesa, às 15h, os jornalistas Jayme Brener, João Batista Natali, Jaime Spitzkovsky e Paulo Cabral falarão sobre a cobertura de conflitos no Oriente Médio. Por fim, no último encontro, às 17h, os participantes conversarão sobre memes, games e ícones na disputa entre as diferentes narrativas nas redes sociais.

Todas as mesas serão realizadas no auditório do Instituto de Relações Internacionais da USP (Av. Professor Lúcio Martins Rodrigues, s/n). A entrada é gratuita, mas é necessário fazer sua inscrição pela internet.



Inscreva-se