Imprensa • Folha publica artigo de colaborador do IBI sobre a Guerra de 1967

Folha publica artigo de colaborador do IBI sobre a Guerra de 1967


| Em Nota
Whatsapp

A Folha online publicou no dia 5/6 artigo assinado pelo cientista social e colaborador do IBI, Daniel Douek. O texto aborda o "duplo apagamento" que certos setores da sociedade israelense e palestina praticam ao falar da guerra e suas consequências.

"Do lado do governo israelense, o esforço está em fazer sumir das vistas as diferenças entre aquilo que é internacionalmente reconhecido como território do Estado de Israel e aquilo que está para além da chamada linha verde, isto é, o traçado do armistício de 1949, que vigorou até o início da Guerra dos Seis Dias. Em outras palavras, obscurecer distinções entre, por exemplo, a cidade de Tel Aviv e o assentamento de Ariel, como se houvesse legalidade na presença israelense também em territórios palestinos.

Já entre grupos palestinos ou pró-palestinos, o ano de 1967 perde importância por ser percebido apenas como a continuação de um processo ilegítimo que teve início em 1948. O esforço está em ofuscar distinções entre, por exemplo, a cidade de Ramallah, na Cisjordânia, e Nazaré, no norte de Israel, como se todo o território em que o Estado de Israel se encontra fosse ocupado ilegalmente",  escreve o autor.

Leia o artigo na íntegra aqui



 


Inscreva-se