Eventos • Caminhos para a Paz: Mostra de Cinema Israel-Palestina

Caminhos para a Paz: Mostra de Cinema Israel-Palestina


Categoria: Institucional
Whatsapp

Durante muitos anos, a filmografia dos conflitos entre palestinos e israelenses permaneceu escassa. A partir do ano 2000, uma série de obras realizadas por cineastas locais tem ganhado as telas do mundo e colecionado prêmios internacionais. Selecionamos quatro, entre as melhores, que buscam explicitar diferentes perspectivas do conflito e contribuir na construção de um caminho para a paz.

Para arrematar a Mostra, teremos ao final um debate com representantes das duas comunidades: Daniel Douek, colaborador do Instituto Brasil-Israel; e Ualid Rabah, presidente da Federação Árabe Palestina do Brasil (FEPAL).


PROGRAMA E FICHA TÉCNICA 

29 de novembro (sexta-feira), 19h

- PARADISE NOW
Hany Abu-Assad (2005), com Lubna Azabal, Hiam Abbass, Ali Suliman, Amer Hl ehel; Palestina/França/Alemanha/Holanda; 87 min

Dois amigos de infância são recrutados para realizar um atentado suicida em Tel Aviv. Depois de passar com suas famílias o que teoricamente seria a última noite de suas vidas, sem poder revelar a sua missão, eles são levados à fronteira. A operação não ocorre como o planejado e eles acabam se separando. Distantes um do outro, com bombas escondidas em seus corpos, os amigos devem enfrentar seus destinos e defender suas convicções.

30 de novembro (sábado), 16h

- BUBBLE
Eytan Fox (2006), com Ohad Knoller, Yousef Sweid, Lior Ashkenazi, Ruba Blal; Israel/França; 117 min.

Vendedor de discos, gerente de café e vendedora de cosméticos dividem apartamento em bairro descolado de Tel Aviv. O local é o símbolo da "bolha", apelido dado à cidade. O trio leva uma vida comum, sem se preocupar com os conflitos políticos que agitam o país, até que um deles se apaixona por um palestino que conheceu após acidente em posto de controle.

30 de novembro (sábado), 18h15min

- LIMOEIRO
Eram Riklis (2008), com Hiam Abbass, Rona Lipaz-Michael, Ali Suliman; Israel/França/Alemanha;106 min.

Salma é uma viúva cujo sustento vem de sua plantação de limões, localizada na linha de fronteira entre Israel e Cisjordania. Quando o Ministro de Defesa israelense se muda para a casa em frente à sua plantação, o exército israelita declara que os limoeiros ameaçam a segurança do governante e por isso devem ser arrancados. Após pedir ajuda às autoridades palestinas e não obter sucesso, Salma chega ao Tribunal Supremo Isralense com a assistência de um jovem advogado palestino. Sua determinação desperta o interesse da esposa do Ministro da Defesa e uma conexão entre as duas mulheres é criada. 

1 de dezembro (domingo), 15h

- PROMESSAS DE UM NOVO MUNDO
Justine Shapiro, Carlos Bolado, B.Z. Goldberg (2001), Israel/Palestina/EUA; 106 min.

O documentário retrata a história de sete crianças palestinas e israelenses em Jerusalém que, apesar de morarem no mesmo lugar, vivem em mundos completamente distintos e separados. Com idades entre 8 e 13 anos, raramente elas falam por si mesmas e estão isoladas pelo medo. Neste filme, suas histórias oferecem uma nova perspectiva sobre o conflito israelo-palestino.


DEBATE

1 de dezembro (domingo), 17h

- Daniel Douek, mestre em Letras pelo Programa de Estudos Judaicos e Árabes da USP e colaborador do Instituto Brasil-Israel

- Ualid Rabah, presidente da Federação Árabe Palestina do Brasil (FEPAL)

Inscreva-se