As acusações de corrupção de Benjamin Netanyahu e os desdobramentos políticos em Israel

Várias acusações de corrupção atingiram o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu em meados de fevereiro, com a polícia recomendando que ele fosse indiciado. O primeiro-ministro enfrentou crises como essa antes, como em seu primeiro governo na década de 1990, mas nunca em uma escala tão significativa.

Quatro grandes investigações policiais ameaçam Benjamin Netanyahu. Entre elas, duas já receberam da polícia a recomendação de indiciamento na justiça, e mais duas estão ganhando impulso a um ritmo rápido. Depois de mais de um ano de investigações, interrogatórios e especulações sem fim, em 13 de fevereiro de 2018, a Polícia israelense informou Netanyahu que recomendam que ele seja indiciado por suborno, fraude e violação de confiança em dois casos. Agora, cabe ao chefe do sistema jurídico de Israel, o procurador-geral Avichai Mendelblit, decidir se as provas são suficientemente fortes para acusar o primeiro-ministro, seguindo as recomendações policiais divulgadas na noite de terça-feira.

A primeira das duas sondagens criminais – que a polícia chama o caso 1000 – envolve suborno direto e negociação favorável. Na verdade, o caso é comumente referido pelos presentes que Netanyahu e sua esposa, Sara Netanyahu, alegadamente ganharam como subornos – charutos e champanhe. Os Netanyahus não contestaram que receberam presentes pródigos de dois amigos ricos: Arnon Milchan; e o bilionário australiano James Packer. Mas eles negaram veementemente que os presentes foram dados em troca de favores políticos, como promover os interesses empresariais ou para obter vistos.

Os caros charutos e o champanhe rosa que Milchan enviou regularmente aos Netanyahus seriam apenas demonstrações de amizade, o primeiro-ministro e sua equipe argumentaram. A generosidade de Packer também foi direcionada para o filho mais velho dos Netanyahus, vôos de avião gratuitos para Yair e quartos de hotel de cinco estrelas – para não mencionar os ingressos para todos os Netanyahus para um concerto da ex-noiva de Packer, Mariah Carey. Juntos, a polícia disse que os presentes de Milchan e Packer para os Netanyahus são estimados em 1 milhão de shekels, aproximadamente 1 milhão de reais.

De acordo com o relatório da polícia, no entanto, Milchan foi recompensado por sua generosidade. O relatório da polícia afirmou que a investigação “revelou que a relação entre o primeiro-ministro e o Sr. Milchan era de corrupção criminal e não um relacionamento inocente entre amigos”.

O relatório da polícia detalha cinco áreas específicas em que Netanyahu alegadamente realizou favores para Milchan: Ele teria pressionado para a aprovação da chamada lei Milchan, que reduz os impostos para os israelenses retornando a Israel depois de passarem tempo no exterior; ele teria ajudado Milchan a obter um novo visto de 10 anos para os EUA; ele teria organizado um encontro entre Milchan e o então diretor-geral do Ministério das Comunicações para promover os interesses do produtor no mercado de televisão israelense; ele teria ajudado em um acordo ligado ao empresário indiano Ratan Tata, que era o parceiro comercial de Milchan. O relatório disse que Netanyahu “pressionou para o acordo, apesar dos funcionários do Ministério da Defesa e do Gabinete do Primeiro Ministro terem se oposto ao projeto”; ele também interveio para evitar o colapso da rede de televisão Canal 10, na qual Milchan era um acionista minoritário.

A segunda acusação de irregularidades é conhecida pela polícia como caso 2000. Ela se centra em torno do suposto desejo de Netanyahu de receber uma melhor cobertura em um dos principais jornais do país, Yedioth Ahronoth – um desejo forte o suficiente para ele supostamente firmar um acordo ilegal com o editor do jornal, Arnon Mozes. Netanyahu foi pego em uma gravação dizendo a Mozes que ele convenceria o principal concorrente de Yedioth – o jornal gratuito Israel Hayom, de propriedade do patronista de Netanyahu, Sheldon Adelson – para limitar sua circulação. Em troca, Netanyahu alegadamente pediu a Mozes que alivie a cobertura altamente crítica do papel do primeiro ministro e do governo dele.

Em entrevistas, Netanyahu disse que a oferta para Mozes não era séria; em vez disso, ele estaria “testando” ele. Mas Adelson teria dito à polícia quando questionado em maio e junho de 2017 que Netanyahu realmente tentou persuadi-lo a recuar dos planos para expandir o Israel Hayom. E o ex-chefe de gabinete de Netanyahu, Ari Harow, que estava envolvido nas conversas entre Mozes e Netanyahu – e que alegadamente gravou as conversas em nome do primeiro-ministro – transformaram a evidência como parte do acordo em um caso de fraude contra ele. Como no caso 1000, a polícia recomendou que o suposto parceiro de Netanyahu no crime também fosse indiciado.

Ainda, mais uma investigação, o caso 4000, envolve suspeitas de que Netanyahu, em seu papel como ministro das comunicações de 2014 a 2017 (enquanto ele também era primeiro-ministro), interveio com reguladores para ajudar o grupo Bezeq, que é controlado por Shaul Elovitch. Em troca, Elovitch, um amigo de longa data de Netanyahu, alegadamente ordenou que o site de notícias Walla de Bezeq realizasse uma cobertura favorável ao primeiro-ministro e sua esposa Sara.

A quarta investigação, o caso 3000, envolve a suspeita de corrupção na compra de submarinos e outros navios de Israel por parte do ThyssenKrupp Marine Systems da Alemanha. Vários aliados de Netanyahu são suspeitos de subornar os oficiais de defesa israelenses para realizarem a compra dos submarinos alemães. Um dos suspeitos, Michael Ganor, aceitou uma “delação premiada” em troca de redução da pena a um ano de prisão e uma multa de 2,8 milhões de dólares. Ganor teria testemunhado que o advogado David Shimron prometeu usar seus laços estreitos com Netanyahu – como seu primo e advogado pessoal – para promover o acordo dos submarinos. 

No que tange a permanência de Netanyahu no comando do governo israelense, o comportamento e as declarações do passado são alguma indicação de que Netanyahu não irá renunciar tão cedo. Respondendo às recomendações iniciais da polícia em 13 de fevereiro de 2018, Netanyahu prometeu permanecer como primeiro-ministro. “Essas recomendações não significam nada em uma sociedade democrática”, disse ele, acrescentando que “continuará a liderar Israel de forma responsável e fiel”.

Uma semana antes do lançamento do relatório da polícia, Netanyahu lançou uma declaração de vídeo desafiadora no Facebook: “Muitas pessoas estão me perguntando o que vai acontecer comigo. Quero acalmá-los. Nada acontecerá, porque conheço a verdade. Estou confiante no final do dia em que as autoridades legais concluirão que a simples verdade é que não há nada”. Tal como o presidente dos EUA, Donald Trump, Netanyahu caracterizou as investigações criminais contra ele como uma caçada às bruxas partidária. Ele repetidamente acusou seus inimigos na política e na mídia de tentar expulsá-lo usando o sistema legal porque eles não conseguiram ganhar nas urnas. 

Mas Netanyahu está enfraquecendo a cada revelação de um amigo ou confidente próximo. Há uma dúvida crescente sobre se ele poderá manter o poder político enquanto luta contra a crescente lista de acusações contra ele. Além disso, o partido de direita do Likud de Netanyahu e seus parceiros na coalizão governamental provavelmente permanecerão leais a ele, a fim de evitar o colapso do governo e uma nova eleição geral. Por outro lado, um enorme movimento de protesto anti-Netanyahu poderia fazer com que seu partido e sua coalizão perdessem apoio popular. Nas pesquisas, a maioria dos israelenses (quase 60 por cento em uma pesquisa de TV de dezembro de 2017, por exemplo) dizem que acreditam que Netanyahu deve renunciar se a polícia recomendar o indiciamento. 

p.p1 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; font: 12.0px ‘Times New Roman’}
span.Apple-tab-span {white-space:pre}

Esse deve ser só o começo de uma crise política grave para o governo de Benjamin Netanyahu que pode acarretar uma perda de maioria no parlamento (Knesset) e a convocação de novas eleições. No meio tempo, suas decisões políticas, tanto sobre assuntos internos quanto de política externa, são colocadas em xeque por conta de sua reputação como acusado por corrupção. 

ARTIGOS

Inscreva-se na newsletter

MENU

CONHEÇA NOSSAS REGRAS DE
LGPD E CONDUTA ÉTICA

© Copyright 2021 | Todos os direitos reservados.
O conteúdo do site do IBI não reflete necessariamente a opinião da organização. Não nos responsabilizamos
por materiais que não são de nossa autoria.
IBI – Instituto Brasil-Israel
SP – Sao Paulo