Colunistas • Asi Garbarz • Liberdade como legado

Liberdade como legado

Por Asi Garbarz
Whatsapp

Não sei quem de vocês perceberam o quão sensacional é a data de hoje. 

Em um só dia, juntaram dois eventos históricos incríveis - o dia da comemoração do levante do Gueto de Varsóvia e Chag Pessach, a festa judaica da liberdade.

Nós, os chaverim do movimento juvenil Hashomer Hatzair (HH), celebrarmos hoje o inicio do maior ato de resistência judaica nos dias do Holocausto, ao lado da saída de Egito e da escravidão.

Dois pilares históricos na formação da memoria e da identidade do povo Judeu, intercalados fortemente nos valores da justiça, liberdade e igualdade.

O lendário Ken (sede) de Varsóvia fechou no dia que os alemães invadiram a Polônia, em Setembro 1939. Em 2013 ele reabriu, proclamando a volta do Hashomer Hatzair e o resgate da educação Sionista para a Polônia. Hoje, os membros do Ken celebraram Pessach e realizaram um ato no Bunker de Mila 18, em homenagem dos Bogrim do HH que morreram lutando contra o maior e mais feroz exército do século 20.

Preciso confessar, essa foto me faz arrepiar de emoção.

Pensando bem, eu não consigo imaginar uma oportunidade melhor para reconectar-nos como judeus e seres humanos ao nosso comprometimento com a luta por um mundo mais justo, que trata o diferente, o mais fraco, suas minorias, com dignidade e solidariedade -  tantas vezes afastadas de nós.

As ameaças sobre a existência judaica continuam existindo, porém em muitos sentidos o povo judeu no século XXI é livre, soberano e forte. Livre para viver a sua liberdade, e, não menos importante, para garantir a liberdade dos outros.

Hoje, quando nos reunirmos em volta da mesa de Pessach, devemos lembrar disso. Devemos lembrar os heróis do Ghetto de Varsóvia e da saída do Egito. Seu legado é a liberdade. De todos os seres humanos e todos os povos. 

Chazak Ve'ematz e Chag Sameach! 

⚜⚜⚜


Asi Garbarz é pesquisador da sociedade árabe em Israel e sua relação com o Estado judeu e atual Sheliach do Hashomer Hatzair Brasil. É formado em estudos do Oriente Medio e Historia do povo judeu pela Universidade de Haifa.

Inscreva-se